Um levantamento elaborado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Cidadania, exibe números preocupantes quando o assunto é o recall de veículos no Brasil. No relatório, um quarto das convocações feitas para trocas ou consertos dos carros no período entre 2013 e 2016 está relacionado a problemas no air bag – item obrigatório para veículos produzidos a partir de 1 de janeiro de 2014.

De acordo com informações da Senacon, a lista tem em primeiro o airbag (26%), freios (17%), sistema de combustível (16%), motor (11%), entre outros. Veja o gráfico:

Senacon/ reprodução

Senacon/ reprodução

Aumenta recall no Brasil

O levantamento da Senacon mostrou ainda que houve aumento no número de recall na comparação entre os seis primeiros meses deste ano e primeiro semestre de 2015.

O Boletim mostra que em 2015 foram realizadas 114 campanhas durante todo o ano. Já em 2016, somente até o mês de junho, a Senacon já havia anunciado 68 chamamentos para que os consumidores realizassem trocas ou reparos nos veículos que entraram no mercado. Só neste ano, mais de 900 mil automóveis, caminhões e motocicletas foram alvos de recall.

Além disso, os dados mostram quais as categorias de veículos que foram alvos de recalls. Veja:

Senacon/ reproduçãoFonte: Consumidor Moderno