Nunca na história desse país se fez tanto recall de carros quanto em 2016. O motivo? Um item de segurança que se tornou obrigatório em 2014

Closeup view from the truck cab. Truck driver keeps driving wheel with both hands.. Navigation is mounted on the vehicle dashboard.
Um levantamento elaborado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Cidadania, exibe números preocupantes quando o assunto é o recall de veículos no Brasil. No relatório, um quarto das convocações feitas para trocas ou consertos dos carros no período entre 2013 e 2016 está relacionado a problemas no air bag – item obrigatório para veículos produzidos a partir de 1 de janeiro de 2014.
De acordo com informações da Senacon, a lista tem em primeiro o airbag (26%), freios (17%), sistema de combustível (16%), motor (11%), entre outros. Veja o gráfico:

Aumenta recall no Brasil
O levantamento da Senacon mostrou ainda que houve aumento no número de recall na comparação entre os seis primeiros meses deste ano e primeiro semestre de 2015.
O Boletim mostra que em 2015 foram realizadas 114 campanhas durante todo o ano. Já em 2016, somente até o mês de junho, a Senacon já havia anunciado 68 chamamentos para que os consumidores realizassem trocas ou reparos nos veículos que entraram no mercado. Só neste ano, mais de 900 mil automóveis, caminhões e motocicletas foram alvos de recall.
Além disso, os dados mostram quais as categorias de veículos que foram alvos de recalls. Veja:
