Contran fixa requisitos de segurança para caminhões basculantes

caminhao-basculante

Infelizmente, acidentes com caminhões basculantes que tiveram sua caçamba levantada tem sido destaque na mídia. Recentemente tivemos vários exemplos do perigo que é transitar com a caçamba levantada, como a queda de uma passarela no Rio de Janeiro e a derrubada de outra em SP, causados por caçambas levantadas.

Por isso, o Contran acaba de publicar a resolução 563/2015, que fixa alguns sistemas de segurança e alerta para evitar que acidentes assim voltem a acontecer. O primeiro ponto é que o sistema de acionamento da tomada de força da caçamba deverá ser por dois comandos distintos ou em um comando de dois estágios,  impedindo o acionamento da tomada de força de forma involuntária.

Também será necessária a colocação de um aviso sonoro e visual, que fique no campo de visão do motorista, alertando sobre o início da operação da tomada de força. Outro sistema deverá impedir que o veículo trafegue com a caçamba levantada em velocidades superiores à 10 KM/H com a tomada de força acionada. Todo caminhão que seja equipado com caçamba a partir de 2017 deverá ter pelo menos dois desses três sistemas de segurança, e avisos colados no para-brisa informando os detalhes dos sistemas.

As implementadoras terão que instruir os operadores obrigatoriamente e também fornecer os manuais de uso e operação dos sistemas, e também serão obrigados a apresentar o resultados dos testes de operação do sistema, caso o Denatran solicite.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios *

*